Cidades

De olho no turismo, Maricá investe em qualificação

Evento contou com a participação de donos de pousadas e funcionários. Foto: Patricia Vivas

O projeto “Hospedar Maricá”, que visa qualificar os serviços prestados em pousadas da cidade e, consequentemente, impulsionar o turismo, foi lançado na tarde desta quarta-feira (12), no Cinema Henfil, no Centro. 

A solenidade contou com a participação do secretário de Trabalho, Frank Costa, do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias, do coordenador de Projetos da Federação de Convention e Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), José Alexandre Almeida, e da gerente da área de turismo, hotelaria e gastronomia do Senac, Marília Mills. 

Segundo Frank Costa, atualmente Maricá conta com 42 pousadas, no entanto, apenas 16 estão aptas para funcionamento em questão de legalização ou qualificação. 

“A Secretaria de Trabalho, junto com a de Turismo e a Codemar identificou a necessidade de qualificação profissional nas pousadas, tanto para donos quanto para funcionários. Por isso, em uma parceria com o Senac, nós vamos abrir seis cursos referentes a este tema gratuitamente para quem trabalha na área”, afirmou.

O presidente da Codemar, José Orlando Dias, destacou a importância do desenvolvimento do turismo e a qualificação profissional.

“Essa é uma iniciativa muito importante pra gente! Estamos desenvolvendo o turismo corporativo através dos contratos com grandes companhias, e já estava na hora de qualificar e melhorar o serviço de hospedagem que temos no município. Sem contar que essa iniciativa vai melhorar a mão de obra das pousadas e até a forma do dono administrar o seu negócio”, disse. 

De acordo com a gerente da área de turismo, hotelaria e gastronomia do Senac, Marília Mills, treinamentos estão previstos para atendimento ao público, cursos de gestão de pousadas, comportamento hospitaleiro, treinamento de camareiras, de recepcionistas para meios de hospedagem e de jardinagem. A previsão é que os cursos comecem no início de julho.

< Musical 'Meu Caro Barão' chega a Niterói Pai é morto pelo próprio filho em Camboinhas <